Aulas TMS -Estimulação magnética transcraniana

Novas pesquisas em Neuromodulação -TMS – Estimulação magnética transcraniana

Vale a pena ler esse estudo! André Brunoni, professor associado do Departamento de Psiquiatria da FMUSP, fala sobre estimulação magnética transcraniana em entrevista ao Jornal da USP.

A estimulação transcraniana proporciona alta taxa de melhora na depressão resistente ao tratamento

Desenvolvido na USP e aplicado em estudo clínico, protocolo mais curto de estimulação do tipo theta-burst demonstra eficácia significativa em pacientes que não respondem a outros tratamentos

“A estimulação magnética transcraniana já tem 30 anos de uso, não é uma técnica experimental. Mas as taxas de resposta foram aumentando ao longo do tempo, com mudanças no protocolo de aplicação [intensidade, duração e frequência]”, conta ao  Jornal da USP  André Brunoni, professor associado do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e coordenador do  estudo publicado na  Jama Psychiatry , tendo Matheus Rassi Ramos como primeiro autor.

“O tratamento em si é muito seguro, tolerável, não requer anestesia nem sedação, e praticamente não tem efeitos colaterais. A principal desvantagem é que o paciente precisa ir em uma clínica fazer a estimulação”, explica Brunoni.

 Publicado: 31/03/2025 às 8h     Atualizado: 03/04/2025 às 9h29 Texto: Luiza Caires

https://www.linkedin.com/pulse/pesquisa-sol-alencar-5iarf


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *